Carregando...

COMPRAS EM ATÉ 10X SEM JUROS
FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$300,00
30 DIAS PARA TROCA / VEJA REGRAS

Do grão à xícara

Conhecer as principais etapas do processo de produção do café é o primeiro passo pra gente entender a real importância do trabalho de cada um - do produtor ao torrefador, do barista ao consumidor - nesta cadeia onde ninguém é coadjuvante. Todos têm seu papel principal na obtenção de um café de alto valor agregado. Do grão à xícara.

1. produção

A origem.

A escolha da melhor muda, o preparo correto do solo, o plantio, a adubação, o combate às doenças, o desenvolvimento dos pés durante 3/4 anos até a colheita (influenciada pelo calor, pela altitude e pela variedade de cada tipo), a secagem, o beneficiamento e rebeneficiamento (descascamento, limpeza e classificação do café). Onde tudo começa.

Produção

2. Torra

A técnica. Os grãos, os tipos de torrador, os perfis de torra desenvolvidos para cada lote (influenciados pela temperatura e pelo tempo), o cupping (a degustação) e análise sensorial (cor, corpo, aroma, acidez, gosto, retrogosto), o ajuste, a pontuação alcançada (mais de 85 pontos, nosso critério de qualidade) e a classificação (especial).

Onde a mágica acontece.

Uma torra bem feita revela o que cada grão tem de melhor em sabores e aromas, gerando um café de altíssima qualidade, com substâncias que fazem bem à saúde (cafeína, vitaminas, minerais, aminoácidos, polifenóis antioxidantes). Uma torra mal feita pode colocar tudo a perder; estragando bons grãos e resultando em um café de qualidade inferior.

Torra

3. Extração

O gran finale. Os tipos de moedor, os diferentes métodos de extração (filtrado, espresso, prensa francesa, aeropress, moka...), a qualidade da água (filtrada ou mineral), a dosagem correta de cada ingrediente, as misturas criativas e o jeito que só você - consumidor - gosta de preparar e tomar o seu café (em casa, no trabalho, no restaurante, na cafeteria, na padaria...). Onde o ciclo termina e recomeça. Numa sequência de ações positivas que transformam pessoas, melhoram práticas e rendem bons frutos. Da xícara ao grão.

Extração

4. café consciência

Cada vez que você faz uma compra no nosso site, você consome um café de qualidade e ainda ajuda os pequenos produtores da cadeia de cafés especiais do Brasil. Investimos anualmente em projetos de impacto socioambiental positivo, levando aos produtores autoconhecimento do seu próprio produto @projetodograoaxicara, além de conhecimento agroecológico através do @projetocopaiba.

Café

Newsletter.

Fique por dentro das novidades