Wolff Café

Do grão à xícara

Conhecer as principais etapas do processo de produção do café é o primeiro passo pra gente entender a real importância do trabalho de cada um - do produtor ao torrefador, do barista ao consumidor - nesta cadeia onde ninguém é coadjuvante. Todos têm seu papel principal na obtenção de um café de alto valor agregado. Do grão à xícara.

scroll

1. PRODUÇÃO

A origem.
A escolha da melhor muda, o preparo correto do solo, o plantio, a adubação, o combate às doenças, o desenvolvimento dos pés durante 3/4 anos até a colheita (influenciada pelo calor, pela altitude e pela variedade de cada tipo), a secagem, o beneficiamento e rebeneficiamento (descascamento, limpeza e classificação do café). Onde tudo começa.

2. TORRA

A técnica. Os grãos, os tipos de torrador, os perfis de torra desenvolvidos para cada lote (influenciados pela temperatura e pelo tempo), o cupping (a degustação) e análise sensorial (cor, corpo, aroma, acidez, gosto, retrogosto), o ajuste, a pontuação alcançada (mais de 85 pontos, nosso critério de qualidade) e a classificação (especial).
Onde a mágica acontece.

Uma torra bem feita revela o que cada grão tem de melhor em sabores e aromas, gerando um café de altíssima qualidade, com substâncias que fazem bem à saúde (cafeína, vitaminas, minerais, aminoácidos, polifenóis antioxidantes).

Uma torra mal feita pode colocar tudo a perder: estragar bons grãos e gerar um café de péssima qualidade, com substâncias nocivas (inclusive cancerígenas) à saúde.

3. EXTRAÇÃO

O gran finale. Os tipos de moedor, os diferentes métodos de extração (filtrado, espresso, prensa francesa, aeropress, moka...), a qualidade da água (filtrada ou mineral), a dosagem correta de cada ingrediente, as misturas criativas e o jeito que só você - consumidor - gosta de preparar e tomar o seu café (em casa, no trabalho, no restaurante, na cafeteria, na padaria...). Onde o ciclo termina e recomeça. Numa sequência de ações positivas que transformam pessoas, melhoram práticas e rendem bons frutos. Da xícara ao grão.

4. Café Consciência

Cada vez que você faz uma compra no nosso site, você consome um café de qualidade e ainda ajuda os pequenos produtores da cadeia de cafés especiais do Brasil. Não só investimos anualmente em projetos de impacto socioambiental positivo, como também revertemos parte do lucro obtido com as vendas da nossa loja online em consultorias gratuitas para melhorar as técnicas agrícolas na produção do café, e em ferramentas para alavancar a educação das famílias dos produtores parceiros da Wolff Café.

grão